segunda-feira, 10 de maio de 2010

Histórico da Companhia


Criado em 1998, o grupo nasceu com a finalidade de incentivar os alunos da escola de dança de sua diretora, Marina Boschi. Como acontece com a maioria dos grupos de dança amadores ou ligados a uma escola, o espaço que o grupo tinha para se apresentar eram os festivais e mostras de dança pelo país, como por exemplo: Festival de Dança de Joinville, Passo de Arte (Santos e Indaiatuba), Seminário Internacional de Dança de Brasília, Festidança (São José dos Campos), entre outros, nos quais o grupo foi contemplado com ótimas premiações.

Posteriormente, o grupo foi amadurecendo, assim como seus integrantes, e passou a traçar uma trajetória mais consistente e também mais voltada à Dança Contemporânea do que aos outros estilos de dança. Foi nesse momento, em 2004, que o grupo passou a profissionalizar-se e procurou dirigir seus trabalhos a eventos e mostras específicas de Dança Contemporânea.

Em 2007 o grupo de dança passa a se chamar Superbazaro Companhia de Dança. O nome Superbazaro (que significa supermercado em Esperanto) surgiu do conceito de que as "mercadorias" estão sempre ali, ao nosso alcance. Basta selecioná-las e consumí-las, como se faz quando se vai ao supermercado fazer compras, um emaranhado de opções. A Superbazaro Companhia de Dança tem feito isso, um emaranhado de informações e opções que se desenvolvem pela fusão das referências de cada integrante, produzindo assim, por meio da investigação, observação e improvisação um vocabulário próprio para suas composições coreográficas.

Há uma preocupação constante em valorizar a identidade gestual de cada intérprete e também as referências e vivências que cada envolvido com a companhia traz aos ensaios.


Fazem parte do repertório da Companhia, os seguintes trabalhos:

CHICO (2006) de Marina Boschi;
FANTOCHE (2007) de Andressa Miyazato;
SUCO DE TANGERINA (2007) de Marina Boschi;
VOLTAS DA MARALHA (2008) de Marina Boschi;
CAIXA DOS ESCOLHIDOS (2008) de todo o elenco;
SUÍTE AGRIDOCE - Duo (2009) de Marina Boschi;
BONVIVANTO VIRTUOSE (2009) de Marina Boschi;
SUÍTE AGRIDOCE - Espetáculo (2010) de todo elenco;
COMO PODEM AS PEÇAS (2010) de Marina Boschi.



A COMPANHIA


Direção Artística: Marina Boschi


Elenco:

Carlos Lopes
Diego Dourado
Guilherme Melo
Jânio Matos
Karina Bernardo


Produção: Anderson Lima


Fotos e Filmagem: Anderson Lima


Figurinos: Ícaro Troppo (Céu de Ícaro)e Nina Ballet


A Superbazaro Companhia de Dança é filiada à

Cooperativa Paulista de Dança.